Notícias

Região Nova Friburgo confirma 3 casos de gripe H1N1 em 2019, sendo dois pacientes da cidade e um de Cordeiro




Nova Friburgo confirma 3 casos de gripe H1N1 em 2019, sendo dois

Segundo a Secretaria de Saúde, outros casos suspeitos estão aguardando resultado do laboratório.
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, confirmou três casos de gripe H1N1 em pacientes no ano de 2019, sendo dois da cidade e outro de Cordeiro.
Segundo a Secretaria de Saúde, as pacientes são idosas e estão internadas no Hospital Raul Sertã. Elas não tinham tomado a vacina contra a gripe, de acordo com o órgão. O município lembra que, o terceiro paciente, que é de Cordeiro, foi atendido em um hospital particular de Nova Friburgo.
Os exames das pacientes de Friburgo foram feitos no Laboratório Central de Saúde (Lacen), no Rio de Janeiro, especializado neste tipo de análise, e ficaram prontos na manhã desta sexta-feira (10), conforme informou a Secretaria de Saúde. Outros casos suspeitos ainda estão aguardando resultado do laboratório.
Com a confirmação desses casos, a Secretaria de Saúde reforça o alerta para que as pessoas dos grupos de risco procurem pela vacina.
"Para prevenir o aparecimento de outros casos, é importante vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de sessenta anos, professores e profissionais da saúde (mediante comprovação), doentes crônicos (mediante comprovação), gestantes e puérperas até 45 anos após o parto, policiais e bombeiros", diz a Secretaria de Saúde.
Morte em Rio das Ostras
Uma servidora da Educação de Rio das Ostras, no interior do Rio, morreu em decorrência da gripe H1N1 na segunda-feira (6) em uma clínica particular da cidade, conforme afirmou a Prefeitura.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que, em 2019, até o momento, só recebeu três notificações com confirmação da doença, mas sem registro de morte. Depois, informou ao G1 a confirmação de três mortes no Estado do Rio.
Em 2018, ainda de acordo com a SES, o estado do Rio registrou 233 casos de H1N1, com total de 30 óbitos.
Campanha de Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio, em Nova Friburgo, nos Postos de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; de segunda à sexta-feira, entre 8h e 16h30.
A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, também imuniza a população toda terça e quinta-feira, das 9h às 16h.
Além disso, as Estratégias de Saúde da Família estão cumprindo um calendário de imunização. Na próxima semana, as ESF de Galdinópolis e Macaé de Cima promovem vacinação na quarta-feira (15), das 9h às 16h.
Na segunda-feira (20), a ação será nas Estratégias de Rio Bonito da praça e Rio Bonito de Cima.
Prevenção
O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas simples que podem ser adotadas por todos os cidadãos para proteção contra gripe Influenza:

    Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar;
    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
    Manter os ambientes bem ventilados;
    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
    Evitar aglomerações e ambientes fechados.

Por G1 — Região Serrana




Serviço Oferecido por Cabreu Voip
Sistema Midia Ambiente